Dúvidas
Frequentes
Dúvidas
Custa caro registrar uma marca? Para que serve realmente? Devo registrar apenas o nome ou o logotipo também? Por quanto tempo vale o registro? Pessoa física também pode? Veja as respostas.
1. JÁ TENHO MEU REGISTRO NA JUNTA COMERCIAL. PRECISO REGISTRAR A MARCA?
Sim. O registro na Junta Comercial tem abrangência estadual; a marca registrada no INPI tem abrangência nacional. Além disso, o registro da marca no INPI pode cancelar o registro na Junta Comercial.
2. QUAL A VANTAGEM DE TER UMA MARCA REGISTRADA?
Basicamente a marca é registrada de forma defensiva ou ofensiva. Ou seja, você pode registrar uma marca para evitar que alguém tente impedi-lo de usá-la (caso das pequenas empresas) ou para evitar que os outros usem essa marca (geralmente estratégia de empresas médias e grandes).
Só uma marca registrada pode gerar receita através de licenciamento, franquia ou venda.
3. SE TIVER PROBLEMAS EU MUDO DE MARCA, CERTO?
Errado. Você pode até mudar de marca, mas isso não evita que você responda pelo uso que fez da marca registrada de outra empresa. Nesses casos, é comum que o titular da marca exija indenização, além da mudança imediata da marca.
Só na mudança de marca você já tem prejuízo: imagine ter que mudar todos os impressos, veículos, fachada, placas, carimbos e até o registro na Junta Comercial.
4. MAS O NOME DA MINHA EMPRESA É O MEU SOBRENOME. ENTÃO NÃO PRECISO ME PREOCUPAR, CERTO?
Errado. Um dos maiores erros é imaginar que, sendo seu sobrenome, não há riscos. Existem outros parentes com o mesmo sobrenome; muitos talvez você nem conheça e nada impede que um deles tenha uma empresa no mesmo ramo que o seu. Então é importante que você proteja sua marca antes que outro o faça, e o impeça de usá-la.
5. FIQUEI SABENDO QUE EXISTE OUTRA EMPRESA COM O MESMO NOME (MARCA) QUE USO. ENTÃO NÃO POSSO REGISTRAR MINHA MARCA?
Talvez. No Brasil as marcas são registradas por classes. São 45 classes diferentes, que renem produtos ou serviços com afinidades. Então podemos ter a marca Continental registrada para uma empresa na classe de Cigarros e para outra na classe de Eletrodomésticos e assim por diante.
Se a empresa citada estiver usando a marca para outro produto ou serviço, é bem possível que você possa proteger sua marca. Além disso, se o uso for para a mesma atividade mas você tiver como provar que usa a marca a mais tempo, também há chance. É preciso estudar o caso detalhadamente.
Quero registrar minha marca agora …